A costa da Bahia é uma das regiões escolhidas pelas baleias jubartes para reprodução, na temporada que vai de junho a outubro. Neste período, baianos e turistas têm a oportunidade de viver uma experiência única e registrar suas vivências com esses animais especiais.
Em comemoração aos expressivos números da temporada de turismo de baleias jubarte de Salvador em 2023, o Forte de Santa Maria e o Rio Vermelho ganharam duas esculturas com caudas do mamífero, assinadas pelo artista plástico João Teixeira. As peças instaladas pela prefeitura retratam a solidificação do turismo de observação de baleias na capital baiana.
A iniciativa, que já possibilitou diversas ações de pesquisa e fomento do turismo de observação de baleias, é uma parceria da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o Projeto Baleia Jubarte.
De acordo com informações do site da Prefeitura de Salvador, já foram realizados 27 passeios de observação de baleias, avistando os animais em todas as vezes e contabilizando um total de 153 animais. Além disso, cerca de 750 pessoas tiveram oportunidade de acompanhar as baleias em seu habitat natural.
Mas não para por aí. Assim como as atividades realizadas no mar, o monitoramento de baleias jubarte através de ponto fixo instalado na torre do Farol da Barra, no Museu Náutico da Bahia, vem fazendo o maior sucesso. Comprovando o amor dos baianos pelas baleias, este ano, cerca de 30 mil visitantes estiveram no Farol da Barra, de 15 de julho a 30 de setembro, para experienciar a ciência cidadã e prestigiar a exposição fotográfica “Baleias Urbanas Soteropolitanas”.