O veleiro Na Boa, do comandante Jorge Alcântara, e o catamarã Odara, de Nelito e Leonardo Taboada, foram os Fitas Azuis da 46ª Regata da Primavera do Saveiro Clube da Bahia, da primeira e segunda largada, respectivamente. A pioneira regata lixo zero do país contou com uma programação especial, educacional, cultural e socioambiental na capital baiana e em Itaparica. A novidade desta edição foi a Exposição Itinerante do Museu do Mar Aleixo Belov, em Itaparica, um presente para a comunidade anfitriã, e a parceria com a ONG Eco Garopaba, para a produção de pranchas ecológicas. O cantor Magary Lord agitou o show de premiação e não deixou ninguém parado.
Através do Projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Compostar e Vegah Educação Ecossistêmica, o evento expandiu a atuação educacional e incentivou o desenvolvimento sustentável da comunidade de Itaparica. Este ano, 100 estudantes de quatro escolas municipais e duas estaduais foram impactados com as iniciativas, que continuam rendendo frutos ao longo do ano. A comunidade atuou na coleta de resíduos no manguezal, que foi separado sob a orientação da Compostar; participou de aula de educação ecossistêmica, com os professores Jacqueline Moreno, Adailson Barbosa e Lucianaldo Reis (Xuxu); e fabricou pranchas de garrafa Pet, com a Eco Garopaba.
Marisqueiras e pescadores contaram suas histórias na Biblioteca Juracy Magalhães Jr durante um encontro com estudantes e professores de Itaparica, consagrando-se um momento muito especial para os novos agentes multiplicadores ambientais. E o vendedor de picolé Edjackson Almeida, conhecido como Picolaishon, fez a alegria dos estudantes. Durante o encontro, ele conversou com os presentes e deu uma aula de sustentabilidade. Todo mundo ganhou picolé fazendo a reciclagem correta. Com a proposta de incentivar a preservação do meio ambiente, outro marco da Regata da Primavera foi o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica com o adubo fruto da compostagem dos resíduos orgânicos da regata realizada em 2022. A Reserva da Fonte da Bica ganhou aroeiras e pitangueiras.
O Comodoro do Saveiro Clube da Bahia, Fernando Neves, ficou muito satisfeito com o sucesso da Regata da Primavera de 2023. “Estamos muito felizes com mais uma edição da pioneira regata lixo zero do Brasil. Além da contemplação da Baía de Todos os Santos durante a prova, os velejadores também imergiram em ações em prol do meio ambiente que se estendem ao nosso dia a dia. Esse ano, reforçando nosso compromisso ambiental, inovamos com o Troféu Sustentável entregue aos velejadores campeões. Cada unidade representa o consumo de dois dias de plástico descartado por ser humano, suprimindo esse rejeito na natureza. Parabéns a todos os vencedores e, ano que vem, faremos um cortejo náutico repleto de novidades”, comemora Fernando Neves.
Fotos: Will Recarey